sábado, 8 de novembro de 2008

A minha lista de erros de iniciante.

Hoje tenho um tema que até me vai dar vergonha por o colocar aqui. Honestamente já fiz tantos erros para alguém que quer ter um blog que lhe permita realizar uns euros extra também na internet que ainda não sei como não desisti deste blog. Bem, na realidade encaro este blog muito mais como um hobby do que uma forma de ganhar dinheiro, gosto de aqui escrever e sinto uma grande satisfação quando recebo os vossos comentários. Passemos então à lista:

- Querer ter muitas visitas uns dias após o blog ser lançado.
Como devem imaginar, fiz uma campanha quase de "spam" nos meus contactos do msn, muito refresh na página para que o contador de visitas começasse a subir como um maluco, porque pensava que assim ia atingir muito depressa a popularidade e que o facto de ter muitas visitas ia atrair mais gente para o blog. (Para falar a verdade, ao fim de um mês fiz o reset no contador de visitas e já percebi que um blog, bom ou mau, mais cedo ou mais tarde atinge o a sua popularidade merecida).

- Encher o blog com anúncios do adsense.
Pois, em tudo o que havia espaço, pimba, toma lá mais um anúncio do google adsense, mais do que um blog sobre formas de ganhar algum dinheiro e de apoio à liga record parecia um blog de classificados, constantemente a bombardear os visitantes com os não muito estéticos anúncios da google.

- Clicar nesses mesmo anúncios.
É verdade meus caros leitores, eu cheguei a clicar várias vezes nos meus anúncios, porque, pensava eu na minha inocência que como a google era uma empresa tão grande e eu não tendo IP fixo dificilmente seria "apanhado", pura ilusão, fui apanhado, e o dinheiro que o adsense tinha gerado (não só por alguns cliques meus, mas também pelos cliques dos leitores) foi "congelado" e a minha conta no adsense cancelada.

- Netaffiliation com demasiadas campanhas.
Publicitar anúncios que nada tinham a ver com o público alvo deste blog, enfim, cheguei a ter aqui anúncios sobre cosmética porque eram as campanhas que mais pagavam, mas na altura não percebia que por muito bom que seja o pagamento não ia ter nenhuma venda, porque neste blog duvido que a taxa de leitores compradores de produtos de cosmética on-line seja alta.

Outro (mau) exemplo é o facto de publicar textos de ajuda à bwin, e publicitar outros sites de apostas on-line... Enfim, um contra-senso que gerou o seguinte lucro: 0$...

- Tentar enriquecer com qualquer programa que pagasse por andar a clicar em sites:
Sejamos sinceros... É verdade que é facílimo clicar em sites, mas ganhar às vezes menos de um cêntimo por clique... Acho que está tudo dito. Andar uma semana inteira a clicar e fazer pouco mais de 30 cêntimos, não me parece algo com muito futuro.

O que estou a fazer para minimizar estes erros?

- Interacções com outros bloggers.
Parte muito importante da vida de um blog é a comunicação que o seu blogger tem com outros bloggers. Sendo assim tenho seguido com muito mais atenção a blogosfera nacional e fruto dessa interacção surgiu por exemplo a Entrevista ao Custódio que me deu claramente um aumento de visitas nos dias seguintes à sua publicação graças também à referência ao meu blog no seguinte post.

- Campanhas do Netaffiliation mais viradas para o público alvo.
Só tenho 4 campanhas activas neste programa de afiliados (programa de afiliados = programas que pagam ao anunciante um valor x por visita/registo/compra no site anunciado). Provavelmente até serão demais mas passo a mostrá-las:

O próprio programa de afiliados permite que publicitemos o mesmo. Na realidade é daqui que surge o maior rendimento em termos actividade publicitária. O site e apelativo e logo aí já chama as pessoas, depois é dos anúncios mais bem pagos de todos os disponíveis já que:

"A Netaffiliation oferece as remunerações seguintes por cada afiliado 'ACTIVO' contratado:
- 3€ menos de 5 inscrições / mês
- 4€ de 5 a 10 inscrições / mês
- 5€ mais de 10 inscrições / mês"

Ou seja, em caso de 5 inscrições mensais: 5*4= 20$. Um valor muito bom mesmo.

Microsoft ImagineCup
Estás pronto para mudar o mundo?
Entre na competição
A Imagine Cup é uma competição global entre estudantes, orientada em redor da procura de soluções para problemas do Mundo, realizada sob a chancela Microsoft. Penso que se insere no público alvo deste blog, empreendedor e cheio de ideias.

Tendo já escrito artigos sobre o miau.pt e sendo esta uma maneira de fazer dinheiro on-line muito utilizada, penso que é uma campanha que se insere no espírito do blog. Além disso os 50 cêntimos por registo não são muito convidativos, mas o facto de muitos leitores poderem interessar-se pelo miau já é algo de importante.

Testa o teu QI
Faz o teste e o teu resultado entra para o ranking nacional!
Por fim a última campanha desta plataforma, a menos relacionada com o blog, no entanto como em tudo na vida às vezes é preciso uma pausa, e este link para o teste do QI é meramente isso, com o intuito de desanuviar as temáticas deste blog.

- Sites que pagam por "clicar" realmente interessantes:
Neste momento só estou em 2, porque como disse acima acho uma perfeita parvoíce andar a clicar feito todo sem fazer algum dinheiro:

NeoBux - Mais o que um mero site que paga por clique (paga entre de 1/2 cêntimos por clique) é um site que permite lucrarmos com os nossos cliques, e também com o de outras pessoas, dentro do site temos a opção de "alugarmos referidos" podemos tê-los às centenas! Assim não ganhamos só com os nossos cliques, mas sim com os das outras pessoas também, aumentando assim o nosso lucro exponencialmente. O único cuidado que temos de ter é verificar se os referidos que alugámos estão a clicar, porque se não estiverem é uma "slot" que se gasta e menos lucro temos. Está em português, tem fórum, chat, até sorteios tipo lotaria entre os membros que se habilitam a vencer jackpots de dinheiro real! Aconselho vivamente a experimentarem e tirarem as vossas conclusões. Concerteza não se irão arrepender.

E vocês? Que erros fizeram, e o que têm feito/fizeram para ultrapassar isso?

Sem comentários: