segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Miau.pt - Tutorial

Bem, hoje é dia de responder a algum tema dos nossos leitores, e assim hoje escolhi um particularmente interessante, após ter escrito o post sobre Formas fáceis de fazer algum dinheiro, (em particular nestas semanas). recebi alguns e-mail com algumas pessoas com dúvidas sobre o funcionamento de sites de leilão como por exemplo é o Miau.pt. O post de hoje é então sobre isto mesmo, como começar e o que se deve saber do Miau.pt.

Primeiro que tudo podemos registarmo-nos de forma grátis no Miau.pt,
A maior Comunidade Nacional
de Leilões na Internet
.
Para isso basta ir ao registar e colocar os nossos dados, é tudo feito de forma seguríssima. Têm de dar a vossa morada real pois o Miau.pt irá enviar uma carta para vossa casa com um pin para provar a autencidade do registo e só após a introdução desse pin na vossa página de conta pessoal é que poderão passar a vender produtos no Miau.pt. A carta demora apenas um par de dias a chegar e enquanto isso vocês podem ir passeando pelo site e de certa forma ir fazendo um reconhecimento do que é que se vende melhor ou pior ali.

Já tratámos do registo e da autentificação, vamos agora tratar das compras e vendas. Exsitem 3 tipos de negócio no Miau.pt:

Leilão - Onde o produto é colocado à venda com um prazo, e no final desse prazo a licitação mais alta vence o concurso ao produto.

Leilão (com opção do "Compre Já!") - Semelhante ao leilão, mas com a diferença que neste leilão temos um preço base e um preço mais alto que caso seja igualado esse preço o prazo da licitação termina logo ali e o produto é vendido. No entanto caso já tenham existido licitações abaixo do preço do "Compre Já" mesmo que se iguale esse preço já não funciona esta opção e o negócio decorre como leilão normal.

Venda - Tal como o nome indica, colocamos o produto à venda por um preço, se alguém oferecer terá deser vendido por esse valor. Não existem licitações.

Em todos os negócios Miau.pt existe uma espécie de fórum de conversação entre vendedor e compradores. Podemos esclarecer qualquer tipo de dúvidas sobre o produto e por vezes até discutir o preço.
Atenção que o que aparece nos menus é o preço do produto sem portes de envio normalmente o custo dos portes aparece do lado direito do ecrã quando estamos na janela do artigo/negócio.
Findo o tempo de licitação ou surgimento da proposta de compra no caso da venda o miau.pt disponibiliza o e-mail e o contacto telefónico do comprador ao vendedor que por sua vez entra em contacto com o comprador. Decidem como irá decorrer o negócio e normalmente primeiro o artigo é pago e só após confirmação do pagamento é enviado.

No final da transação temos de atribuir feedback ao outro negociante, se o negócio tiver corrido bem damos feedback positivo, caso tenham existido problemas daremos feedback negativo, estas informações nunca podem ser apagadas e são feitas do comprador para o vendedor e vice-versa. É extremamente útil pois sentimo-nos muito mais seguros a comprar algo a um utilizador já com dezenas de feedbacks positivos do que propriamente a um que tenha negativos. E aqui reside muitas vezes o segredo para os negócios sem problemas, no meu caso só compro produtos a utilizadores que tenham já algum feedback positivo, no caso da venda tanto vendo aos positivos, como negativos, como sem feedback nenhum (caso dos novos utilizadores), e vendo porque primeiro tem de se efectuar o pagamento e caso nenhum deles o faça eu também não envio o produto.

Claro que como estão a utilizar um site para venderem os vossos produtos o Miau.pt também ganha alguma coisa com isso, comissões, é daí que provém o lucro da Miau.pt, em cada negócio efectuado o vendedor tem de dar uma pequena percentagem do que vende ao site que o ajudou a encontrar comprador. Existem referências multibanco para o efeito e também se pode fazer a transferência por paypal.

Em jeito de resumo aqui Tudo se vende
Tudo se compra
Miau.pt
de forma segura (claro que anda sempre gente caloteira em qualquer lado, mas basta ter atenção aos feedbacks...) e tem uma grande expressão a nível nacional. É sem dúvida o principal site de leilões português e possui também uma página de ajuda muito simples mas esclarecedora. O registo é gratuito e o único pagamento que se tem de fazer é o da pequena comissão por artigo vendido. Interface simples e altamente recomendado pelo ApostaSegura

Por isso, Miau.pt um site a visitar:

1 comentário:

Joao Sinhogas disse...

Muito escalrecedor obrigado pelo seu tempo gasto a ajudar e insentivar novos utilizadores